Como deveriam ser os transportes em Belém do Pará
- Luan César da Costa
- 13 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de nov. de 2023
Metrô proposto
Parte A:
1. Circular - 1969
É baseada na 1. linha de bonde do Pará construída em 1869 e deveria ter sido implantada a sua 1. linha de metrô em 1969 assim como Budapeste (Hungria) fez a sua 1. linha de metrô em 1896: com 600 mil habitantes.
Começaria nas avenidas Nossa Senhora de Nazaré, Almirante Barroso onde passaria pelo Terminal Rodoviário (a antiga Estação Central de trens), Cipriano Santos e Perimetral onde passaria pelo Terminal Universitário; passaria pela Rua Augusto Corrêa; entraria pela Av. Bernardo Sayão; entraria para a Rua do Arsenal; entraria um pouco na Av. Almirante Tamandaré; passaria pelas ruas centrais Dr. Malcher, Padre Champagnat onde tem a Catedral e a Praça do Relógio, Conselheiro João Alfredo e Santo Antônio; entraria na Av. Presidente Vargas e recomeçaria o círculo.
Parte B:
2. 1971
A 2. linha de Nuremberg construída com 650 mil habitantes metropolitanos em 1967 e assim Belém deveeria ter feito quando tinha população similar em 1971.
Parte C:
3. Cidade Nova 5 - 1983
Lyon na França era uma metrópole com cerca de 1,1 milhão de habitantes quando implantou sua 3. linha de metrô em 1978 e assim Belém deveria ter feito quando tinha população similar* em 1983 com uma linha que na década de 1980 era de ônibus articulado para a Cidade Nova 5 pela Rodovia dos Trabalhadores e pela Av. Dom Vicente Zico, o resto do trajeto não dá para saber porque quase não existem informações na internet.
*A população de Belém e Ananindeua em 1980 era de 999.158 habitantes e a metropolitana em 1991 com Benevides era de 1.447.251 habitantes e dividindo a população pelos 11 anos entre censos temos: 40.735 habitantes por ano e em 1983 temos população similar à da metrópole de Lyon por volta de 1978: 1.162.098.
Parte D:
Deveriam ter sido construídas as linhas 4, 5, 6 e 7 assim como a metrópole de Estocolmo fez com população similar no começo da década de 1980 entre 1991 e 1998.
4. Marex - Ver-o-Peso
Marex - Ver-o-Peso: Av. Júlio César, Av. Pedro Álvares Cabral, Tv. Alferes Costa, Av. Senador Lemos, Av. Dr. Freitas, Av. Marquês de Herval, Trav. Lomas Valentinas, Av. Duque de Caxias, retorno próximo a Tv. Humaitá, Av. Duque de Caxias, Trav. Vileta, Av. Almte. Barroso, Av. Gov. José Malcher, Av. Assis de Vasconcelos, Av. Marechal Hermes(pista lateral direita), Av. Boulevard Castilhos França, Av. Portugal, Rua Ignácio Guilhon.
Em 1991 foi inaugurado o Terminal Marex e de lá deveria ser feita uma linha de metrô usando as 2 linhas citadas acima ou uma junção delas se for possível.
Eu queria ter feito a descrição mais detalhada possível assim como eu faço sobre as linhas de outras metrópoles, mas infelizmente existem poucos dados disponíveis sobre a história da rede de ônibus de Belém.
Bibliografia:
Allen Morrison: http://www.tramz.com/br/be/be.html
Instituto Histórico e Geográfico do Pará: https://ihgp.net.br/revista/index.php/revista/article/download/196/pdf_149
Trem urbano
A Estrada de Ferro Belém-Bragança e seus ramais que serviam também para o subúrbio deveriam voltar em vez de ser construído o BRT Belém no lugar.
Ônibus
Tal como deveria ser no resto do mundo, não deveriam haver licitações que formam cartéis de ônibus, mas sim a autorização da operação de linhas municipais pelas prefeituras metropolitanas e das linhas intermunicipais pelo DETRAN/PA que atenderiam conforme a demanda e tendo as opções de ônibus mais elaboradas tal como os ônibus Jardineira daqui de Fortaleza. Os transportes escolares no Brasil funcionam assim também inclusive com fiscalização periódica e o preço baixaria também.
Comentarios