top of page

Como deveriam ser os transportes em Santos

  • Luan César da Costa
  • 19 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de dez. de 2023

No início de 1972 a metrópole de Santos composta na época por Santos, São Vicente e Guarujá alcançou o número em que Budapeste fez sua 1. linha de metrô com população similar em 1896:

Em abril de 1970 a linha com mais ônibus e menor tempo de espera, ou seja: é a principal, era a 54:

53. Martim Afonso-Ponta da Praia - início de 1972, a 1.

Seguiria pelas ruas Martim Afonso, João Pessoa, da Constituição, Carvalho de Mendonça; dobraria para a Av. Washington Luís; dobraria para a Rua Gov. Pedro de Toledo; continuaria pelas avenidas Dr. Epitácio Pessoa e Rei Alberto I; dobraria para a Rua Cap. João Salermo; seguiria pela Av. Almirante Saldanha da Gama onde terminaria no número 175 próxima ao Ferry-Boat.

A população que Nuremberg (Alemanha) alcançou quando começou a construir as suas 2 primeiras linhas de metrô com 650 mil habitantes metropolitanos em 1967 e assim deveriam ter começado a construir a sua 2ª linha no fim de 1973:

20. Praça Mauá-Praça da Independência - fim de 1973, a 2.

É aquela mesma linha que é a linha sobrevivente de trólebus.

Via Expressa Sul, Av. Tupiniquins, Rua Martim Afonso e Av.

Em 2001 com população similar à da metrópole de Santos, Nuremberg (Alemanha) começou a fazer a sua 3. linha de metrô com cerca de 700 mil habitantes metropolitanos, ou seja, Santos deveria começar a fazer a sua 3. linha:

3. São Vicente-Valongo

Começaria na Praça João Pessoa em São Vicente; dobraria para as ruas Padre Manoel e Martim Afonso; seguiria para as avenidas Antônio Emmerich, Nossa Senhora de Fátima e Martins Fontes e terminaria no Terminal do Valongo.

E a exemplo de Lyon (França) que fez a sua 4. linha com cerca de 1,1 milhão de habitantes em 1991, a metrópole de Santos

Quando eu falo na metrópole de Santos, ela tem de fato Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão e Bertioga; mas não tem a região de Praia Grande que não foi conburbada à metrópole santista.


Trem urbano

Em vez de fazer uma linha de bonde, deveria ser ressucitadas todas as antigas linhas ferroviárias da Baixada Santista, como as do Jabaquara, a linha de Guarujá entre o Ferry-Boat e a Praia de Pitangueiras.


Ponte

Um exemplo que Santos deveria pegar para a ponte com Guarujá é o da Puente de las Américas no Canal do Panamá.


Bibliografia:

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Aniversário de Fortaleza

Texto escrito em 15 de abril Eu não sei se você soube, mas advinha quem a prefeitura pagou em festividades do aniversário da cidade? Taty...

 
 
 
A falta de união nacional

Texto concluído em 8 de maio A gente só se unia a cada 4 anos por causa da Copa do Mundo, todavia durante o jogo Brasil 7x1 Alemanha na...

 
 
 

Comments


Os Fatos do Ceará começaram em 2020 e se você quiser copiar algum conteúdo daqui, entra em contato comigo no Instagram: @luancesardacostaarte

bottom of page