As maiores metrópoles do Brasil segundo o Censo 2022
- Luan César da Costa
- 19 de ago. de 2023
- 4 min de leitura
Um dia desses eu prometi um artigo sobre o Censo 2022 e como promessa é dívida, aqui vai o artigo com base nos meus estudos sobre conurbações, não podemos confiar no que os governos estaduais dizem ser parte de regiões metropolitanas, por exemplo: Trairi, vizinha à Itapipoca é considerada pelo governo parte da metrópole de Fortaleza.
Vale lembrar que metrópoles são grandes conurbações (união entre 2 cidades) e que estamos numa era de metrópoles.
Rio de Janeiro
A Metrópole do Rio de Janeiro diminuiu a população com a maior parte de suas cidades diminuindo a população, será que deixaram os recenseadores entrarem nas favelas? Ou o crime está tão grande que a população diminuiu? É parte da tragédia do crime.
Qual é a maior metrópole nordestina hoje?
Na última década a metrópole do Recife alcançou Goiana, a terra do côco (dança) e do maracatu, uma tradição que na verdade é pernambucana e foi copiada no Ceará, mas se a área urbana recifense não se expandir nos próximos anos e a mancha urbana de Fortaleza alcançar o pequeno município de Guaiúba, Fortaleza voltará a ser a maior metrópole nordestina, posto alcançado no Censo de 2010.
O envelhecimento de Porto Alegre
A Metrópole de Porto Alegre também diminuiu população com perdas na maioria dos municípios apesar da área urbana ter alcançado o município de Portão no Vale do Rio dos Sinos na última década, é uma barbaridade literal reflexo do envelhecimento sem renovação do Rio Grande do Sul.
O crescimento de Brasília continua
Brasília desde antes de sua fundação com a implantação do Núcleo Bandeirante é a metrópole mais antinatural do mundo: quem mora lá sabe que a metrópole brasiliense na verdade é um aglomerado de pequenas e médias cidades-satélites chamadas regiões administrativas e muito dependentes de uma média cidade que é a Brasília que nós vemos na TV.
No dia em que houver um movimento popular pedindo a emancipação municipal das regiões administrativas do Distrito Federal, a transformação de Brasília em um estado e o término da conurbação das cidades satélites através da construção de centros esportivos e loteamentos, haverão mudanças significativas.
A queda brusca de Salvador
A cidade de Salvador entre os censos de 2010 e de 2022 perdeu 200 mil habitantes e é porque eu já ouvi falar de um baiano que eu sigo na Internet que grávidas adolescentes são comuns em Salvador e nós sabemos o porquê: as danças sexuais de axé e swingueira.
Mas por quê perderam 200 mil habitantes? Pelo que eu já ouvi falar em matérias de TV, a violência em Salvador está muito grande, triste e a metrópole com as cidades vizinhas perdeu cerca de 200 mil habitantes também.
A opção pela bela Curitiba
A metrópole de Curitiba cresceu cerca de 100 mil habitantes e a cidade de Curitiba foi uma das únicas grandes cidades brasileiras a crescer em habitantes, fruto da beleza da cidade que tem por exemplo uma colônia italiana que virou um lindo bairro chamado Santa Felicidade que tem o maior restaurante do mundo segundo o Livro dos Recordes (Guisness Book).
As estimativas e prévia do censo davam 3 milhões e 200 mil habitantes, mas deu 2,9 milhões de habitantes, comparável à Denver nos Estados Unidos e maior do que Lisboa.
Campinas: 1 milhão e 100 mil habitantes a mais em 12 anos
A metrópole de Campinas incorporou a conurbação de Americana e Santa Bárbara d'Oeste em meados de 2015 e hoje tem população similar à Metrópole de Baltimore nos Estados Unidos e à da metrópole de Lisboa em Portugal, é muito importante o crescimento da bela Princesa d'Oeste para o interior paulista depender cada vez menos da selva de concreto e aço: São Paulo/SP.
Em 2010 a metrópole campineira tinha 1.784.711 habitantes e era a 13ª maior metrópole brasileira, hoje superou as metrópoles de Belém, Goiânia e a cidade de Manaus e é a 10ª maior metrópole do Brasil.
Goiânia: a capital do sertanejo
A música sertaneja é diferente da música caipira porque tem instrumentos além das violas e porque é industrial, tem muita música boa de cantar apesar de não serem tradicionais, mas hoje tem cada sofrência ruim...
A queda de população de Belém
Belém diminuiu a população de sua cidade e de sua região metropolitana entre 2010 e 2022.
Baixada Santista: 2 metrópoles em 1 região
Santos diminuiu a população metropolitana porque nunca teve uma união da sua metrópole com Praia Grande, que forma uma metrópole separada, mas a Baixada Santista como um todo ganhou cerca de 100 mil habitantes a mais.
Mas a metrópole de Praia Grande se comporta como parte de uma metrópole santista.
Qualidade de vida gera crescimento
Florianópolis ganhou cerca de 300 mil habitantes a mais desde 2010, fruto do ganho de holofotes turísticos.
E João Pessoa, cidade que eu conheci pessoalmente em 2019, cresceu tanto como cidade como quanto metrópole por ser uma simpática metrópole com vantagens de cidade grande.
E a metrópole de Teresina com uma cidade do vizinho Maranhão alcançou o 1° milhão de habitantes.
E Cuiabá teve um grande crescimento, se você ver fotos atuais de lá, Cuiabá virou uma metrópole no meio do Cerrado.
Juazeiro do Norte: o oásis do sertão
É impressionante o que o Padre Cícero - um santo cearense - fez: por querer ser aberto à graça divina, Deus não fez criar um clima chuvoso o ano inteiro como sonham os sertanejos, mas fez florescer um dos 2 grandes centros comerciais dentro do sertão: Juazeiro do Norte, o outro é Petrolina em Pernambuco e o comércio é feito por vendas, poder comprar satisfaz menos do que ter um clima bom para plantar o ano todo, mas serve para criar um oásis no meio do sertão.
Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha formam o Crajubar, que hoje é uma pequena metrópole, que segundo o censo supera Caxias do Sul que não tem união física com outra cidade e é uma cidade com um PIB per capta maior do que o Crajubar por causa das indústrias e do turismo.
E segundo se pode ver em imagens novas do Google Street View do Google Mapas, Juazeiro do Norte virou uma metrópole, a única coisa que não tem de metrópole é um hipermercado, coisa que foi perdida recentemente com o fechamento do Hiper Bompreço de Juazeiro do Norte e a vinda dessa loja para o Grupo Mateus.
É uma nota lamentável algumas cidades importantes do interior brasileiro perderem população como Pelotas/RS, Petrópolis/RJ e outras.
Comments