top of page

A verdade sobre a educação no Ceará

  • Luan César da Costa
  • 16 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

Ontem saiu mais uma pesquisa dizendo que as escolas públicas do Ceará são as melhores do Brasil, é porque eles não tiveram a oportunidade de visitar uma e de saber como elas funcionam segundo os seus próprios alunos.

No fim de 2013 eu e a minha mãe fomos pegar o histórico escolar de um primo que estava morando temporariamente com a gente em um colégio público estadual em um bairro vizinho ao meu aqui em Fortaleza, entrando lá, eu vi uma escola visivelmente abandonada: suja e com paredes rachando e lá eu pensei que não queria estudar jamais em um colégio público.

Depois eu passei a ir ao meu colégio através do transporte escolar e iam comigo entre 2016 e 2019 estudantes de outro colégio público estadual, lá eles conversavam sobre a estrutura que estava caindo aos pedaços e aulas suspensas porque não havia professor substituto. Nessa época o governador do Ceará era o atual ministro da Educação Camilo Santana e em 2016 eu lembro que houve uma greve dos professores da rede estadual porque os salários eram baixos.

Depois, um professor que eu tive de Português disse que nas escolas públicas têm professores concursados que só vão dar aula quando querem, faltam sem motivo e dão aulas com preguiça e mau humor e outros que dão aulas sem recursos vindos da escola. Segundo ele, ele era concursado desde 2003.

Ah, mas e os que passam para o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e para o Instituto Militar de Engenharia (IME)? O ex-coordenador do colégio onde eu estudei por alguns anos disse que os alunos aprovados em maioria vinham de escolas públicas e ganhavam bolsas nas grandes escolas de Fortaleza.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Os Fatos do Ceará começaram em 2020 e se você quiser copiar algum conteúdo daqui, entra em contato comigo no Instagram: @luancesardacostaarte

bottom of page