A trajetória de Luan César da Costa como fotógrafo amador
- Luan César da Costa
- 21 de dez. de 2023
- 3 min de leitura
Em janeiro num momento em que eu não sabia o que fazer da vida eu peguei as minhas fotografias amadoras de 2021 e 2022 e coloquei no perfil do Instagram do jornal "Fatos do Ceará" que na época estava desativado pensando assim: "Vamos ver no que vai dar". Depois por falta de conteúdo eu fui pegar os meus desenhos guardados no meu guarda-roupa e comecei a colocar 1 desenho da época em que eu era criança às 11h e um desenho recente às 17h com base no que eu aprendi com uma conhecida da época do colégio que falava de marketing digital na internet há 2 anos atrás para criar o hábito nos seguidores.
No começo só a minha família via as publicações e eu ficava impossibilitado de crescer, só no fim de março eu comecei a prestar atenção no uso de hashtags que impulsionam as publicações e vieram os primeiros estrangeiros: a 1. curtida estrangeira foi de @pearlypurple que é uma excelente desenhista de Baku, a capital do Azerbaijão.
Como desde o começo as minhas fotos tinham mais curtidas e alcance do que os meus desenhos, eu passei a aproveitar uma viagem para Itapipoca e uma ida ao 1. jogo da final da Copa do Nordeste de Futebol que o meu time, o Ceará, ganhou para tirar fotos e estes momentos me faziam ficar feliz e esperançoso com o meu futuro. Vieram curtidas principalmente de Espanha e Itália, umas do México e de Portugal; em 29 de abril apareceu a 1. seguidora internacional que é a melhor fotógrafa jovem da Espanha: Paula Castela de Santander (a cidade de onde veio o famoso banco); em 30 de abril uma espanhola de Elche publicitária, modelo, atriz, influenciadora e diretora de curta-metragens que já fez propaganda para Warner Bros, Amazon, uísque Ballantines Sara Fructuoso curtiu meu story. Ela tinha 256 mil seguidores no Instagram a atualmente namora um cantor famoso de lá, eu não fazia a mínima ideia de que aquela moça existia.
Em maio chegaram curtidas de outros lugares e outros seguidores e um detalhe: um outro desenhista mexicano de Guadalajara chamado Marcos também seguia a Sara Fructuoso, ou seja, ela no tempo livre gosta de prestigar o trabalho dos bons desenhistas e um dia desses ela postou no story uma foto no avião entre Miami e Madrid onde aparece o livro clássico "O Estrangeiro" de Albert Camus, depois ela participou de um clipe da cantora ruim brasileira Ludmila com uma cantora espanhola e às vezes aparece vestida com uma camiseta amarela que lembra a camisa do Brasil no futebol e tem escvrito: Belo Horizonte e ela ao contrário de mim tem a pele morena.
Em junho eu comecei a voltar aos poucos com o "Fatos do Ceará" porque eu não sou apenas fotógrafo amador, mas eu sou mais desenhista, cronista e articulista.
Em julho eu passei a usar o método que esses fotógrafos me acharam: passei a pedir para que outros fotógrafos me seguissem e posteriormente eu tive que adaptar para um simples elogio às fotos, a maioria passou a me seguir e desde então eu entrei na Venezuela através do fotógrafo Carlos Currieri Scala que trouxe o seguidor Daniel Nico dono do site Ávimont que tem parceiros na América Latina que me fez ter meu texto publicado em espanhol sobre a situação na Venezuela lá. Depois a página chegou à Argentina através da imigrante venezuelana Yelitza Rojas, voltou ao México, no fim de agosto eu fiquei muito feliz com a chegada definitiva da página nos Estados Unidos e encontrei um sistema colaborativo de fotógrafos que faz eles crescerem e eu acabei não entrando nessa associação, mas ela me deu a idéia de um dia eu criar a minha associação de fotógrafos, cheguei à Alemanha, cheguei à Coréia, me consolidei no Japão e cheguei a outros lugares.
Nessa época eu deixei de colocar os meus desenhos porque passou a haver um largo estoque de fotos que tornou os desenhos dispensáveis por enquanto apesar de eu ser mais desenhista do que fotógrafo amador.
Na semana passada chegaram outros fotógrafos de turismo se destacando os espanhóis Johnatan Rius com mais de 100 mil seguidores e David Rocabierti com mais de 400 mil seguidores, ambos trabalham em campanhas de diversas marcas famosas e têm trabalhos publicados em várias exposições fotográficas, ou seja, o meu trabalho amador que mostra o destino internacional Fortaleza e o Ceará em menos de 1 ano chegou ao 1. escalão fotográfico do mundo. Inimaginável, qual é o principal ingrediente? A persistência mesmo nos momentos ruins.
Commentaires