top of page

A preocupante chegada do Atacadão à França

  • Luan César da Costa
  • 30 de jun. de 2024
  • 1 min de leitura

Nas últimas semanas o atacadista brasileiro Atacadão substituiu um Carrefour Hipermercado em um shopping da Região Metropolitana de Paris, ele também vende através do varejo e aceita cartões de crédito.

No Brasil, devido ao sucesso desse atacadista adquirido pelo Grupo Carrefour em 2007, este grupo substituiu vários hipermercados Carrefour pelo Brasil pela bandeira mais lucrativa devido à crise econômica que o país sofre há muitos anos: o poder de compra da maior parte das pessoas não permite o consumo de produtos disponíveis em hipermercados, obrigando a trocar marcas de qualidade por marcas mais baratas. Infelizmente devido aos altos impostos, no Brasil existem poucos supermercados de descontos - concorrentes diretos dos atacadistas no Velho Continente - e produtos mais elaborados só estão disponíveis em supermercados de luxo, clubes de compras e shoppings; impossibilitando a compra desses itens e de serviços essenciais em bairros periféricos das cidades brasileiras: com os hipermercados podíamos comprar alimentos diferentes, eletrônicos, cervejas e vinhos diversos, produtos para casa e até brinquedos e livros nos hipermercados e hoje estes itens só estão disponíveis nas zonas centrais das cidades.

Caso o Atacadão faça sucesso, a tendência é substituir vários hipermercados por atacarejos e restringir o acesso dos pobres aos produtos de qualidade.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Os Fatos do Ceará começaram em 2020 e se você quiser copiar algum conteúdo daqui, entra em contato comigo no Instagram: @luancesardacostaarte

bottom of page