top of page

A novidade da última rodada foi o Santos rebaixado

  • Luan César da Costa
  • 7 de dez. de 2023
  • 5 min de leitura

Comentário sobre alguns jogos da última rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2023:

Cruzeiro 1x1 Palmeiras - Mineirão

Como o Cruzeiro precisava vencer por cerca de 10 gols a 0 do Palmeiras para ajudar o seu rival Atlético Mineiro a acreditar ser possível ganhar o título brasileiro, foi apenas o jogo de entrega da taça - aliás, eu não vi nenhuma imagem desse jogo, nem os gols, nem fotos da entrega da taça, nem nada porque eu geralmente não assisto noticiários esportivos e mesas-redondas e eu não sou palmeirense -. Mas que campeonato chato da gota, só o Palmeiras ganha, para os palmeirenses é uma delícia graças à dona do jatinho e da Crefisa Leila Pereira, mas para a maioria dos brasileiros é um fato que deixa o torneio mais sem graça. Ano que vem a taça do campeonato vai vir com o nome "Sociedade Esportiva Palmeiras" gravado e a taça será dada na 1. rodada ao alviverde? Parece que sim.

Ano que vem a Supercopa que inicia de fato o calendário do futebol nacional será entre Palmeiras e São Paulo, locais que eu recomendaria: o campo neutro de São Paulo chamado Pacaembu ou só para irritar os times o campo neutro seria a Neo Química Arena do Corinthians.


O time em que Pelé jogou vai jogar pela 1. vez a Segunda Divisão - Santos 1x2 Fortaleza - Vila Belmiro

O Santos de uma metrópole de 1,2 milhão de habitantes com o mesmo nome é o time de uma região maior que é a Baixada Santista que tem 1,8 milhão de habitantes e é prinipalmente o time em que o Pelé jogou, aliás, se os diretores do time não fossem buscar Edson Arantes do Nascimento - o nome do Pelé - no interior do estado de São Paulo, o Santos competiria assim como a Baixada Santista compete em importância no estrado de São Paulo com Campinas: no caso com os times medíocres Guarani e Ponte Preta. Ou seja, só é considerado o 4. time da próxima maior cidade do Brasil, São Paulo por causa desse detalhe assaz interessante da diretoria santista e desde então é bem visto até hoje por historiadores e entusiastas do futebol graças ao jogador vindo da pequena cidade de Três Corações: o time foi o único a parar uma guerra, foi bicampeão mundial, teve memoráveis excursões e foi derrotado pelo time que eu torço - o Ceará - no festivo milésimo jogo de Pelé em 1972 aqui na cidade de Fortaleza. Um dos feitos mais memoráveis da minha cidade e do meu time.

E o que o Rei do Futebol tem a ver com a incompetência dos últimos anos da diretoria do Santos? Nada, NADA, N-A-D-A! O alvinegro praiano dependia apenas de um gol no fim do jogo, mas ganhou a pá de cal do caixão com um golaço de fora da área do Lucero e depois torcedores organizados - um nome usado como eufemismo para criminosos - jogaram rojões no campo e invadiram o gramado da Vila Blemiro - o estádio onde o Santos joga.

O Santos também revelou outros jogadores conhecidos no panorama internacional como o Neymar e Robinho.

O risco é o Santos se apequenar na Série B é grande, mas vamos ver o lado bom: Santos terá menos relevância porque a cidade e sua região estão em decadência e caindo no esquecimento, o narrador mais clubista do canal que exibe a maioria dos jogos do Campeonato Brasileiro de forma exclusiva tem risco de ser demitido por causa do seu longo currículo como narrador de jogos e setorista do Santos Odinei Ribeiro. Ele foi homenageado pelo mais conhecido crítico de cinema do Brasil, o falecido Rubens Edwald Filho que nasceu em Santos e torcia para o time da cidade com um documentário biográfico, tem a medalha de "cidadão de Santos" dada pela Câmara de Vereadores de Santos, é conhecido em sua região como um defensor do regionalismo, torce pelo seu time em suas narrações e torce contra os rivais santistas. Ou seja, atua como se ele ainda estivesse narrando só para os santistas na rádio local.

Mas o lado ruim é que a cidade fica mais longe de ganhar o seu próprio aeroporto e deixar de ser dependente apenas dos aeroportos de Congonhas em São Paulo e de Guarulhos, uma cidade da metrópole paulistana que tem o maior aeroporto do Brasil e das estradas cheias de curvas nas serras.


Coritiba 0x2 Corinthians - Couto Pereira

Até o Corinthians sem objetivos venceu o Coritiba, aprenda Botafogo.


Internacional 2x1 Botafogo - Beira-Rio

Para encerrar a mais vergonhosa entrega de título da história do futebol mundial porque o Botafogo tinha 11, 12 pontos a frente dos vice-líderes, o alvinegro vai jogar a Pré-Libertadores porque encerrou em 5. lugar. A entrega selada definitivamente em empate de 0x0 com o Cruzeiro no Maracanã foi demais e impensável.


Fluminense 2x2 Grêmio - Maracanã

Quem será que foi o vice-campeão? Eu não sei, mas o Grêmio vindo do esquecimento na Série B conseguiu depois do retorno chegar à fase de grupos da Libertadores.


Bahia 4x1 Atlético Mineiro - Fonte Nova

Eu queria que o Bahia caísse, mas como ele ficou infelizmente teremos um Ba-Vi na próxima edição da Série A, eu acho que desde a época em que o Campeonato Brasileiro se chamava Copa Brasil na Ditadura Militar Bahia e Vitória não disputaram juntos a mesma edição da Primeira Divisão. E o pior é que os times baianos quando conseguem algum feito como títulos importantes e acessos à Série A, organizam trios elétricos.

Pronto, neste final de ano e no começo do próximo os soteropolitanos (nascidos em Salvador) terão motivos para festejar: vem aí a festa de fim de ano que tem 3, 4 ou 5 noites de apresentações; o Festival de Verão organizado pelo Grupo TV Bahia que era de Antônio Carlos Magalhães e hoje é dos filhos de ACM e o carnaval que começa 1 fim de semana antes e termina 1 fim de semana depois.


Faziam muitos anos que o Campeonato Brasileiro não estava tão acirrado, foi o melhor campeonato dos pontos corridos: estádios lotados, depois de muitos anos um torneio mais competitivo e voltamos a ter um craque jogando aqui: o uruguaio Luis Suárez jogou pelo Grêmio de Porto Alegre. O comentário esportivo continuará em dezembro e janeiro falando sobre futebol europeu, especialmente sobre a Premier League inglesa e às vezes também sobre a Liga Espanhola, a Série A italiana e eventuais comentários sobre o extracampo do futebol brasileiro. Eu voltarei a falar sobre os times brasileiros em 2024 e se a recepção em 2024 for maior - o número de leitores dessa coluna é um dos mais baixos -, eu aumento a frequência dos comentários e eu também comentarei a Copa América, a Eurocopa e para quem acha que eu só falo sobre futebol, eu também falarei sobre os Jogos Olímpicos.

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Os Fatos do Ceará começaram em 2020 e se você quiser copiar algum conteúdo daqui, entra em contato comigo no Instagram: @luancesardacostaarte

bottom of page