A derrota do Fluminense escancara a decadência do futebol brasileiro e a morte do general do Ceará
- Luan César da Costa
- 22 de dez. de 2023
- 3 min de leitura
Dimas Filgueiras, ex-jogador de Botafogo e Ceará e inúmeras vezes treinador interino do Ceará
Esta é uma história que eu quero que os seguidores estrangeiros conheçam: um carioca que jogava no Botafogo foi parar no Ceará Sporting Club, gostou da cidade de Fortaleza e foi inúmeras vezes o treinador interino.
Ao meu ver o maior erro de todas as diretorias do time foi ele não ter ficado como o treinador fixo por mais tempo como ficou Alex Fergson por tantos anos no Manchester United da Inglaterra: ganhou Premier League (o Campeonato nacional da Inglaterra), Copa da Liga inglesa, Copa da Inglaterra (o 1° torneio de futebol criado no mundo), Ligas dos Campeões, Mundial etc. Com ele o Ceará foi vice-campeão da Copa do Brasil - o futebol cearense tem como suas maiores façanhas ser vice-campeão de grandes torneios, o exemplo mais recente é o do Fortaleza nesse ano - em 1994 e lutou contra o famoso juiz Oscar Roberto Godói por conta de um pênalti não marcado para o Ceará. O campeão foi o Grêmio que ganhou uma vaga conquistada para a Taça Libertadores de 1995, conquistada pelo time gaúcho.
O Ceará entre os anos 1990 e 2012 vinha de treinadores ruins, ele ficava por 1 ou 2 jogos e vencia todos os jogos, animava a torcida, a diretoria contratava um novo treinador e voltavam as derrotas. Entre 1994 e 2009 o time esteve na Segunda Divisão e se tornou o recordista de participações desse campeonato amargo, entre 2010 e 2011 esteve na Série A, entre 2012 e 2017 voltou à Série B, entre 2018 e o ano passado: 2022 esteve de volta à Série A e nesse ano voltou a jogar a Série B. Ou seja, é o típico time ruim que geralmente mora na Segunda Divisão e passa um tempo na Primeira Divisão. Aliás, o vice-campeão da Copa Sul-Americana (equivalente à Liga Europa) desse ano que foi o Fortaleza, passou várias temporadas na Terceira Divisão e na maior parte do tempo era mais pobre que o Ceará apesar dos jornais, das rádios e das emissoras de TV da nossa cidade exaltarem muito o pobre e soberbo no mau sentido Fortaleza.
Porto Alegre é uma das poucas cidades do mundo que tem 2 times com títulos mundiais: Grêmio (a final foi contra o Hamburgo do fotógrafo alemão Peter Fischer) em 1983 e Internacional que venceu o Barcelona do gremista Ronaldinho Gaúcho em 2006 e tem times aguerridos apesar do resto do Brasil detestar o povo gaúcho - exceto as mulheres belíssimas como a modelo Gisele Bundchen que é conhecida dos norte-americanos por ser a esposa de Tom Brady. Hoje a metrópole "gaúcha" tem menos população e importância do que Fortaleza, por quê não existe um time cearense como o Atlético Paranaense? (O Fortaleza não será assim porque a torcida considerava o time campeão da Copa Sul-Americana antes de jogar a final) Porque os dirigentes alvinegros mesmo vendo alguém que teve como o maior ideal o seu trabalho, não deram o trabalho permanente de treinador para ele por muito tempo e assim o time ficou na Série B por 15 temporadas seguidas e a cidade de Fortaleza passou alguns anos sem times na Série A: 1988 a 1992, 1994 a 2002, 2004, 2007 a 2009 e 2012 a 2017 e a maior torcida até hoje é a do Ceará. Qual é o resultado da falta de grandes objetivos? Quantas vezes a gente queria torcer para os nossos times e teve que adotar os times de São Paulo e do Rio de Janeiro como os seus? Em Porto Alegre eles recorrem menos aos times do Sudeste.
Só agora o Ceará vai homenagear Dimas Filgueiras com... publicações do Instagram. Nós trocaríamos publicações na Internet por uma Copa Sul-Americana, por uma Copa do Brasil e por um Campeonato Brasileiro.
Quais são as metrópoles que têm títulos do Campeonato Brasileiro? São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Salvador, Curitiba, Campinas e Santos. Onde está Fortaleza? É a maior cidade brasileira sem títulos de expressão: só estaduais, títulos das Séries B e D e títulos da Copa do Nordeste. Que vergonha!
Mundial: Manchester City 4x0 Fluminense - Jóia do Rei, Jidá, Arábia Saudita
Outra vergonha apesar desse ser o melhor ano da história do Fluminense: perder de 4x0 e o treinador do tricolor é o mesmo da Seleção Brasileira: ele divide as 2 funçõess.
Comments