A crise das empresas e instituições campeãs nacionais do Brasil
- Luan César da Costa
- 8 de jul. de 2024
- 3 min de leitura
O Brasil tem empresas e instituições que têm padrão profissional e comparável às empresas do 1o Mundo. Nem sempre elas agem de maneira profissional, mas elas têm princípios profissionais. Vamos ver algumas:
Companhias aéreas:
Panair do Brasil
A Panair foi fechada injustamente pela Ditadura Militar porque o dono Mário Wallace Simonsen apoiou o presidente deposto João Goulart e ficou conhecida pela excelência dos seus serviços.
Varig
A Ditadura Militar repassou as linhas aéreas da Panair para a Varig, mas por outro lado a empresa que tinha sede em Porto Alegre aumentou a excelência dos seus serviços. A gigante da aviação fechou por incompetência administrativa.
Fabricante de aviões:
Embraer
Anexo ao Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em São José dos Campos, cidade do interior do estado de São Paulo, está uma empresa que apesar de ser estatal, continua crescendo e fabricando aviões para países como os Estados Unidos.
Televisão aberta:
TV Excelsior
Do mesmo dono da Panair, foram fechados outros negócios do grupo como a TV Excelsior. Segundo o livro “Glória in Excelsior” de Álvaro de Moya, o famoso diretor de programação da Rede Globo Boni criou o modelo de programação organizado ao longo da semana, lá foi formado o modelo comercial e estético da rede da família Marinho e alguns atores e apresentadores que depois estariam na Globo estiveram lá. Exemplo: segundo este livro, até as nuances presentes em várias novelas da Globo começaram por lá.
Posteriormente esta rede de televisão foi extinta em 1970, a concessão do canal 9 de São Paulo que era a sede da rede foi repassada em 1981 pela Ditadura Militar para Adolpho Bloch, que a nomeou Rede Manchete e atualmente com outros donos se chama RedeTV! A pior decadência listada no texto.
Rede Globo
Com o fim da Rede Excelsior, com o apoio da Ditadura Militar e no seu começo também com o apoio do grupo norte-americano Time Life; o apoiador Roberto Marinho foi o principal beneficiado pela construção da rede nacional de micro-ondas apesar das outras redes também terem se beneficiado. Vários profissionais do antigo Canal 9 paulistano e os melhores das outras emissoras foram para a Globo.
Justamente com a saída de vários profissionais; o Padrão Globo de Qualidade acabou, as produções declinaram e aumentaram a aposta na desinformação.
Ah, tu estás falando só da Globo! O SBT foi administrado por Sílvio Santos do mesmo jeito que ele administrava o “Programa Sílvio Santos”; a Rede Record cresceu com forte ajuda dos arrendamentos de horário da igreja de Edir Macedo e a Igreja Universal apesar da expansão internacional, é uma organização picareta; a Rede Bandeirantes (Band) é administrada pelos amadores da família Saad e os donos da RedeTV! são muito babacas.
Petróleo:
Petrobras
Era uma empresa que não deixava a desejar em comparação com outras grandes petroleiras internacionais e também por causa da decadência moral, a empresa infelizmente não tem a mesma importância de antes.
Massas e biscoitos: Grupo M. Dias Branco – dono da Fábrica Fortaleza
O grupo usava os carros Kombi para transportar seus produtos pela cidade e em alguns veículos estava escrito “Richester Qualidade internacional”. Isto muitas vezes era verdade e em alguns casos é mentira, mas eles têm máquinas totalmente autônomas que eu vi pessoalmente em uma visita escolar feita em 2014 à fábrica em Eusébio, cidade da região metropolitana de Fortaleza.
Mas os atuais donos e administradores têm que tomar providências para o grupo não entrar em decadência também.
Futebol: Seleção Brasileira
Foi por causa da eliminação da Seleção Brasileira na Copa América de 2024 e pelo aniversário de 10 anos da goleada de 7x1 feita pela Alemanha que eu fiz este texto. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se vendeu por dinheiro segundo se descobriu no escândalo Fifagate em 2015 e o famoso jogo contra os alemães em 2014 foi muito suspeito, ainda mais sabendo que investigações de corrupção descobriram que o craque alemão falecido no começo do ano Franz Beckenbauer pagou suborno para a FIFA para o país dele sediar a Copa do Mundo em 2006.
Só a Embraer e o Grupo M. Dias Branco continuam crescendo, o grupo de Mário Wallace Simonsen acabou por causa da Ditadura Militar e o resto dos órgãos citados está em decadência moral.
Comments