A caricatura que a Rede Globo faz das regiões brasileiras têm que acabar
- Luan César da Costa
- 1 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Hoje finalmente acabou "No Rancho Fundo", uma novela das 6h da noite que apesar das roupas serem de novelas de época como a novela das 6h "Cordel Encantado" de 2011 - a 1ª telenovela brasileira produzida em qualidade de cinema -, é ambientada nos dias atuais com os personagens usando celular e descobrindo a existência dos ataques hacker em um capítulo onde a conta bancária deles é hackeada e o banco toma as providências.
Apesar da aparência e das roupas estarem sujas de terra como se o interior do Nordeste brasileiro não tomasse banho, os personagens urbanos que vivem no Recife são vestidos com roupas normais e a novela recuperou a audiência perdida pela Globo no horário por causa das caricaturas regionais típicas das produções deles que geram cenas engraçadas. Quando eles fazem uma novela no Interior do estado de São Paulo, em Minas Gerais ou no Velho Oeste da horrorosa novela das 7h "Bang Bang" (2005-2006) sempre tem um caipira burro para fazer a parte engraçada da trama; quando é no Pará, tem uma mulher com a saia rodada como a sereia da novela "A Força do Querer" (2017); quando é em Manaus, o povo tem hábitos indígenas como em "Além do Horizonte" (2013-2014); em "Sol Nascente" (2016-2017) tinha um imigrante italiano caricato e mal interpretado e estereotiparam os caiçaras (pescadores tradicionais do litoral do estado de São Paulo); quando é na região Sul, não fazem o personagem direito e quando é no Nordeste, é sujo e tem filtro cinza que nem os mexicanos são retratados em alguns filmes norte-americanos.
Só prestaram na dramaturgia da Rede Globo as produções adaptadas de boas obras de literatura como a novela "Sinhá Moça", o filme/seriado "O Auto da Compadecida" e algumas minisséries. Os excelentes atores do passado fazendo caricaturas das regiões é triste e o pior é que eu achava que o povo de Minas Gerais falava de maneira incompreensível.
Querem fazer novelas sobre a realidade do Nordeste? Não precisa nem vir para cá, informem-se sobre como a região é hoje: em vez de coronéis se matando como na telenovela que acabou hoje, existe a dependência do programa "Bolsa Família" do governo federal para a maior parte do povo ter o que comer e vários casos de pessoas que deixam de trabalhar para viver só com o dinheiro pequeno que este programa dá.
Comments