50 anos do golpe militar do Chile: de Allende ao rock n'roll
- Luan César da Costa
- 11 de set. de 2023
- 7 min de leitura
Hoje é o aniversário de 50 anos do golpe militar que mudou a trajetória do Chile em 11 de setembro de 1973 que foi um bombardeio ao Palácio de La Moneda no Centro de Santiago que depôs Salvador Allende e colocou o ditador Augusto Pinochet.
Salvador Allende ao contrário do que alguns dizem, depois de ser eleito por eleições democráticas estava implantando uma ditadura no país similar à de Fidel Castro em Cuba: quando o país estava num processo de desenvolvimento, os bolcheviques - que queriam acelerar a revolução que Marx propôs mais para a frente - começavam a querer tomar o poder.
Vamos ver 2 grupos influentes do país que ao contrário do resto do mundo não limitaram sua influência direta à política.
Igreja Católica:
a) Universidad Católica de Chile: uma das 2 maiores universidades do país, tem um time de futebol com o mesmo nome que é um dos 3 grandes do país, tem uma grande rede de clínicas e até 2017 tinha uma das 2 maiores redes de televisão chilenas: o Canal 13 que transmitia de novelas da Rede Globo que zombam dos padres até os comentários do padre Raúl Hasbún que eu falarei já já neste texto.
b) Universidad Católica de Valparaíso: até recentemente foi dona da rede UCV Televisión, mas recentemente virou sócia minoritária.
2. Estado:
a) Universidad de Chile, que tem um time de futebol com o mesmo nome que é um dos 3 grandes do país e até 1991 foi dona do secundário Canal 9 e
b) Televisión Nacional (TVN), criada e expandida por Salvador Allende para ser a 1. rede de televisão a alcançar todo o Chile
Principais redes de televisão: Canal 13 (da Universidad Católica de Chile até 2017.
Com o apoio da CIA dos Estados Unidos, que comprou o maior jornal chileno: El Mercurio e com o apoio neste caso específico da Igreja Católica, houve o golpe.
*Uma nota sobre a Igreja Católica no Brasil: ela apoiou a deposição de João Goulart porque ele poderia perseguir a Igreja tal como a Igreja foi restringida em Cuba, não previu que o marechal Castello Branco, nascido no bairro Messejana aqui em Fortaleza, surgiria para dar um golpe contra a esquerda e contra a direita.
Depois, Augusto Pinochet para ter um plano de governo chamou os "Chicago Boys" da Escola de Chicago liderados por Milton Friedman que era a principal novidade teórica em economia da época para passar um tempo na capital Santiago ensinando técnicas: salários melhores; o mercado passou a ser mais livre do Estado, o que gerou crescimento econômico até recentemente e os canais de TV estatais TVN e Canal 9 deixaram de ter princípios públicos e passaram a funcionar totalmente como empresas privadas com fins lucrativos.
O que Friedman pregava, uma variante do liberalismo, não era o ideal muito porque continuaram os juros, mas frente à economia brasileira que estava se tornando engessada na época deu uma grande vantagem para um país dependente apenas do cobre. Gerando uma onda de consumismo desenfreado em lojas de departamentos, hipermercados e shoppings; o vinho chileno ficou popular entre os sommeliers; fez crescer o turismo para o país com pistas de esqui; viagens para a praia e para países estrangeiros; manteve as principais ferrovias chilenas até hoje e o Metrô de Santiago tornou-se a maior rede de metrô da América do Sul.
Com isso, os grupos econômicos chilenos cresceram: os bancos que aplicam juros cresceram e alguns foram incorporados por bancos ladrões internacionais como o brasileiro Itaú; as lojas de departamentos Falabella, donas das lojas de materiais de construção Sodimac - presentes no Brasil apenas em São Paulo - e Cencosud, dona no Brasil dos hipermercados G. Barbosa; dos supermercados Bretas, Perini e Prezunic e dos atacadistas Mercantil Rodrigues, Giga Atacado e Bretas. Houve muito crescimento, o que foi exdcelente porque aumentou muito o alcance dos produtos de qualidade, mas a troco houve a forte concentração dos varejistas de alimentos no país.
E além das irresponsáveis torturas e mortes de opositores na sua ditadura, veio o ônus do bônus: as cidades de Providencia e Las Condes que são a área nobre da metrópole de Santiago e o centro financeiro chileno parecem as cidades norte-americanas, são cheias de vidro e nessa metrópole nasceu um roqueiro chamado Gabriel Bóric que considera as principais bandas de rock como cultura até hoje, usa camisas de bandas e tem coleções de discos de roqueiros.
Um símbolo desse momento no Chile foi o padre que também foi um dos fundadores de um time que já enfrentou times de futebol brasileiros como Flamengo e Fortaleza chamado Palestino Raúl Hasbún, criticado no artigo "Retrato de un fariseo" pelo famoso escritor chileno Pablo Neruda e elogiado por advertir sobre o marxismo. Não importa como ele pensava, ele é perseguido só por pregar n o passado a confissão e a doutrina católica no principal noticiário da maior rede de televisão chilena: o antigo canal da Universidad Católica.
Fonte sobre o padre Hasbún: https://interferencia.cl/articulos/el-cura-raul-hasbun-y-el-estilo-guerrillero
Enquanto esse frenesi acontecia, o animador Mario Kratzumberger, o "Don Francisco", que tinha um programa de auditório de sucesso nas tardes de sábado e é similar até em aparência ao irritante ex-líder de audiência das tardes de sábado da TV brasileira Raul Gil organiza desde os anos 1970 em parceria com todas as redes de televisão do Chile o Teletón, que criou um belíssimo trabalho que foi criar centros de reabilitação de crianças deficientes. Um centro já atendeu até um roqueiro local que xingou o Teletón numa apresentação e precisou ser atendido depois dum acidente e onde este apresentador popular no mundo de língua espanhola começou este trabalho? No Canal 13 da Universidad Católica.
Pinochet também foi deposto, ainda bem que voltaram as eleições democráticas que coincidiram com a queda do Muro de Berlim, a ascensão econômica do país continuou durante a década de 1990 e em 2000 a esquerda voltou ao poder com Ricardo Lagos e continuou com Michelle Bachelet. Um ponto interessante desta época foi uma bolsa assistencialista que valia apenas enquanto a pessoa era pobre e que por este motivo a pessoa atualizava seu cadastro todo mês ao contrário do "Bolsa Família" que faz pessoas no interior deixarem de trabalhar e logo não tem fiscalização dos beneficiados.
Depois vieram o fracasso do BRT Transantiago criado por Bachelet, um terremoto que destruiu a 3. maior metrópole chilena: Concepción, o resgate de mineiros de cobre que foi acompanhado no mundo inteiro, o governo do direitista Sebastián Piñera que teve como polêmica o fato de que até a sua candidatura à presidência foi dono do Canal 9 e a volta de Bachelet.
Enquanto isto acontecia, a esquerda continuava criticando a grande influência da Igreja Católica no Chile, que diminuiu com a venda da maior parte do Canal 13 da Universidad Católica a um dos principais grupos financeiros chilenos em 2010 e com a venda total em 2017, depois em 2018 a Universidad Católica de Valparaíso vendeu a maior parte das ações da sua emissora, o que foi bem lamentável não por causa da decadência da TV linear, mas sim porque era o maior grupo de produção audiovisual do Chile.
Em 2017 foi eleita uma Assembléia Constituinte de esquerda para implantar uma constituição de esquerda para matar a constituição criada por Pinochet; no fim do mesmo ano Sebastián Piñera é eleito para voltar à presidência no início de 2018; no fim de 2019 os marxistas fizeram uma grande depredação em Santiago, principalmente no metrô; em março de 2020 houveram as medidas de quarentena geral e dura tomadas pelo considerado direitista; grupos radicais incendiaram uma belíssima igreja histórica em Santiago no fim de 2020, um fato triste noticiado no começo dos Fatos do Ceará e no fim de 2021 o menchevique - palavra que é sinônimo de progressista - Gabriel Bóric é eleito presidente; mas no começo de 2022 a constituição "progressista" foi rejeitada em referendo; o mandatário pretende implantar o que a constiuição pretendia por outras formas e desde então ele é impopular.
A constituição queria permitir o aborto - colocando na constituição, dificultaria uma revogação - e a exemplo da constituição implantada pelo esquerdista Evo Morales na Bolívia, queria dizer que os grupos indígenas eram nações dentro do mesmo país apesar de todo chileno já saber que os grupos índigenas são nações dentro do Chile. E vamos ser sinceros: por mais ruim que você considere um conjunto de leis, fazer uma mudança radical em vez de discutir cada artigo é uma irresponsabilidade chamada revolução: existem artigos bons e ruins, vamos ver quais artigos prestam ou não.
O presidente rock n'roll é o único da América do Sul que é a favor do presidente ucraniano Volodymir Zelensky e dos Estados Unidos na Guerra da Ucrânia e o único a condenar Nicolás Maduro, o que o coloca como menchevique. Nenhuma surpresa se tratando de roqueiro porque o rock foi criado nos Estados Unidos.
Para se ter uma idéia, a economia chilena foi tão abalada com os protestos e com o Covid-19 que o artilheiro do maior time de futebol do país, o argentino Juan Martín Lucero "El Gato" do Colo-Colo foi vendido para o emergente Fortaleza: um time que não tem títulos importantes e lembrado aqui na cidade de Fortaleza pela sua torcida que em sua maioria é soberba e abalável contratou o artilheiro de um time tradicional no futebol sul-americano. É lamentável.
As ditaduras militares latino-americanas exceto a chilena arruinaram a economia tendo como maus exemplos Jorge Rafel Videla na Argentina, que se endividou construindo estádios para o Mundial de Futebol roubado em 1978 e fazendo a desproporcional Guerra das Malvinas e a Ditadura Militar no Brasil com a centralização da telefonia e a criação de várias estatais. Mas assim como o Brasil, depois do golpe contra a ameaça bolchevique, durante as suas ditaduras militares se criou um ambiente que fez com que ao final dessas tiranias passou a existir junto com a benéfica abertura democrática uma ação menchevique - também chamada progressista - que foi abraçada pela parte predominante dos burgueses: os decadentes e corrompidos burgueses que vendem suas almas pisando e acabando com quem quer que seja para fazerem suas empresas crescerem: ou seja, literalmente fazem tudo por dinheiro.
A aliança neoliberal menchevique, rotulada por bolcheviques como direitista, não implantará socialismo algum, só fará tudo o que possa ser feito de bom ou de ruim para concentrar lucros. Eu não estou falando que ser rico e buscar lucro é mau, eu só estou falando que não podem ser praticados meios desonestos como os juros.
Comentários