top of page

214 anos de independência da Argentina e o fim das relações com a Espanha

  • Luan César da Costa
  • 25 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

Nessa semana o presidente da Argentina Javier Milei em visita a uma reunião aberta do partido espanhol Vox liderado por Santiago Abáscal, ele disse que a esposa do primeiro-ministro da Espanha era corrupta - um fato que todo espanhol sabe é que seus principais políticos são ladrões, nada surpreso. A surpresa foi o governo espanhol fechar a embaixada na Argentina e romper relações com um país que tem muitas relações: a Argentina era parte do Império Espanhol, corporações espanholas como os bancos picaretas Santander e BBVA têm filiais lá, a Espanha é refúgio de argentinos como o ditador Juan Domingo Perón etc.

Para a Argentina é obrigatório ter relações diplomáticas com o Brasil, com a Espanha, com os outros países hispânicos e com os Estados Unidos - refúgio de imigrantes argentinos.

Por outro lado, a independência dos países americanos do Império Espanhol assim como a independência do Brasil do Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves em 1822 foi responsável pela pobreza dos países hispânicos.

Exemplos:

Potosí era uma cidade rica graças à exploração de ouro feita pelos espanhóis e depois da independência da Bolívia, a importância dessa cidade acabou.

A Nova Espanha (hoje chamado México) era o território ultramarino mais rico do mundo e depois da independência perdeu muitos territórios como Arizona, Califórnia, Novo México e Texas para os Estados Unidos. As Treze Colônias que deram origem ao país vizinho rico usavam o peso mexicano.

Curiosidade: o Império Asteca atualmente se chama Estado de México (um dos vários estados que formam o país México), originalmente México era apenas o nome do vale onde fica a Cidade do México e hoje o vale se chama Vale do México. Ou seja, a independência fez uma mudança de nome desnecessária.

Córdoba na Argentina era um centro universitário criado pelos jesuítas e formado pelos índios nativos.

Cuba continuou parte da Espanha até 1898 e por isto assim como Porto Rico, permaneceu uma região rica em comparação com as regiões independentes. Hoje Cuba é um estado-satélite russo.

Em Porto Rico existe um movimento que pede o retorno à Espanha porque eles tratavam melhor os porto-riquenhos do que os norte-americanos. Eu sou a favor deste movimento.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Os Fatos do Ceará começaram em 2020 e se você quiser copiar algum conteúdo daqui, entra em contato comigo no Instagram: @luancesardacostaarte

bottom of page