top of page

15 anos da queda da TV Diário

  • Luan César da Costa
  • 26 de fev. de 2024
  • 4 min de leitura

Em 25 de fevereiro de 2009 a TV Diário sumiu da transmissão por antenas parabólicas para todo o Brasil. O canal 22 UHF de Fortaleza é conhecido até hoje aqui na nossa cidade como um canal tão ruim quanto o SBT, mas com menos respaldo do povo do que a rede de Sílvio Santos; mas no interior do Ceará e onde era sintonizada era vista pela maioria como "a TV que mostrava o Nordeste (para ser mais exato o Ceará) para todo o Brasil.

Aqui este canal tinha mais força porque a Rede Bandeirantes (Band) tem até hoje um sinal instável e precário no canal 20 UHF que fez o público de Fortaleza e a MTV Brasil não pegava em sinal aberto nos anos 2000 em Fortaleza trocá-los por alternativas cearenses:

não podíamos assistir "CQC - Custe o que custar" (Band) e "Hermes e Renato" (MTV Brasil), mas tínhamos "Nas Garras da Patrulha" e "Vila do Riso";

não podíamos assistir "Esporte Total" e "Jogo Aberto" na Band, mas tínhamos "A Grande Jogada"

e não haviam videoclipes e outros programas da MTV Brasil, mas havia a TV União, que assim como a Diário era uma rede de televisão com sede em Fortaleza: videoclipes programados aqui e um bate-papo de Internet projetado na tela da TV.

A Rede Globo pressionou a saída do satélite para renovar o contrato com a TV Verdes Mares - a afiliada da Rede Globo no Ceará - por disputar pelo 1° lugar em audiência nas regiões do Brasil em que era exibida em sinal aberto e tirar audiência significativa da líder de audiência nas parabólicas.

A emissora tinha programas excelentes como "Nas Garras da Patrulha" que retratava o cotidiano das ruas de Fortaleza com personagens que representavam segmentos do povo; o folclorista Carneiro Portela para quem gosta do forró pé de serra; as mesas-redondas de futebol menos desequilibradas da TV cearense que apesar do predomínio de torcedores do Fortaleza tinha importante presença de torcedores do Ceará como o falecido comentarista Sérgio Pinheiro; as transmissões do Campeonato Cearense de Futebol para todo o Brasil na época em que ele era popular; "Diário Regional" que era um telejornal rural oposto ao "Bom Dia Ceará" da emissora-irmã que era exibido no mesmo horário; tinha o recém-falecido humorista Paulo Diógenes (Raimundinha) e outros humoristas similares; missas do Padre Cícero em Juazeiro do Norte e de Nossa Senhora de Fátima em Fortaleza; "Teveneno" que era a coluna do jornalista Neno Cavalcante e outros programas horríveis como os programas policiais e o principal apresentador da Rádio e TV Verdes Mares João Inácio Júnior que apresenta até hoje notícias sobre pênis e fake news nessa emissora. Na época poucas pessoas de Fortaleza souberam da notícia e os apresentadores do canal falaram pouco segundo notícias da época.

Depois a emissora mudou sua programação e deu espaço para o humorista Tirulipa começar sua carreira humorística fazendo piadas repetitivas sobre o homossexualismo; mas hoje ele mudou e vai apresentar a partir do próximo mês um programa familiar sobre circo aos sábados no SBT, tomara que dê certo porque pode promover outros talentos cearenses para todo o Brasil. Aos poucos a audiência e o faturamento caíram com maior força do que as grandes redes de televisão que eram suas concorrentes diretas.

A Rede Bandeirantes voltou a ter emissora afiliada ao Ceará em 2 de abril de 2012: a TV Jangadeiro deixou o SBT e fez o público cearense - inclusive eu - voltar a assistir a rede paulista, que teve nessa época a maior audiência local do Brasil em Fortaleza com programas como as transmissões de futebol, "Pânico", Datena e até a novela da Turquia "Mil e uma Noites"; o que causou uma fuga de telespectadores da Diário porque chegou uma alternativa nacional de peso. A TV Jangadeiro voltou silenciosamente ao SBT em agosto de 2015, mas a Band continuou a ter uma audiência acima da média porque a antiga retransmissora do canal 20 UHF foi administrada pela Jangadeiro até 2020 - o que garantiu estabilidade de sinal e aos poucos a audiência da rede da família Saad voltou aos níveis baixos do resto do Brasil.

Mas continuou a queda da TV Diário: em 1° de janeiro de 2018 a emissora passou por uma mudança radical se tornando um canal cheio de filmes e séries antigas tiradas da Internet, "A Grande Jogada" virou um programa sem torcedores do Ceará e morno e o programa "Forrobodó" de forró eletrônico virou um programa de videoclipes de sertanejo das antigas e esta reforma foi um fracasso.

No começo de 2022 a Rádio Verdes Mares passou a retransmitir alguns programas em cadeia com a TV Diário como João Inácio Júnior, "A Grande Jogada", "Rádio Notícias Verdes Mares", "Diário na TV" e outros; o que fez o canal voltar a ter programas com audiência como os esportivos e o João Inácio Júnior que mesmo velho continua com seu jeito inconfundível de falar besteiras. Aliás, eu entrevistei o engenheiro aeronáutico cearense formado no ITA Igor Pires que é comentarista do noticiário "Diário na TV", quem for interessado em Aviação porque é realmente interessante porque ele é um sopro de qualidade na emissora da família Queiroz. Recentemente a emissora voltou a ser transmitida na nova parabólica digital para todo o Brasil.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Os Fatos do Ceará começaram em 2020 e se você quiser copiar algum conteúdo daqui, entra em contato comigo no Instagram: @luancesardacostaarte

bottom of page