top of page

Retrospectiva de 2024

  • Luan César da Costa
  • 30 de dez. de 2024
  • 11 min de leitura

Atualizado: 22 de jan.

FEVEREIRO

Fatos do Brasil - Carnaval

A música mais escutada do Carnaval brasileiro foi "Macetando" de Ivete Sangalo com participação de Ludmilla.

E na segunda de Carnaval a cantora Baby Consuelo que atualmente assina como Baby do Brasil disse que o começo do Apocalipse seria daqui a 5 anos. Por óbvio a pregação no meio de foliões bêbados que só queriam dançar não deu certo porque aquele não era o momento apropriado e Jesus disse que "Não sabemos qual será o dia ou a hora" do Fim dos Tempos.


ABRIL

Fatos do Brasil - Propaganda

Nunca vi uma propaganda tão ruim quanto "Brasileirão Betano", quem fez esta série de propagandas merece ser demitido!

Falar "Compre Batom!" de maneira hipnótica faz muito mais sentido.


MAIO

Início do mês

Fatos do Brasil - Enchentes no Rio Grande do Sul

Enchentes do Rio Grande do Sul

Pilantra do ano: Eduardo Leite - governador do Rio Grande do Sul

Graças à falta de manutenção das barragens por um governo estadual que está no poder há 5 anos só se preocupando em cumprir a agenda neoliberal que não interessa nem à velha esquerda local e nem aos reacionários e à falta de manutenção da casa das bombas de Porto Alegre pelo governo do prefeito Sebastião Melo, deu no que deu.

Parabéns para o governador Eduardo Leite que pediu doações para uma conta do próprio governo do Estado no banco do governo estadual! E a culpa não é dele, é das mudanças climáticas como se Porto Alegre não tivesse ficado submersa na década de 1940.

No 1° fim de semana das enchentes do Rio Grande do Sul, as 5 grandes redes de televisão aberta - sobretudo a Rede Globo -, estavam falando da apresentação esquisitíssima de Madonna no Rio de Janeiro e deram pouco destaque à situação no estado sulista que foi o principal assunto na Internet.

Segunda, depois de Madonna ter ido embora, a Rede Globo foi a 1ª rede de televisão a dar ampla cobertura para a tragédia e só depois da líder de audiência ter acordado para o problema, as outras redes de televisão passaram a dar o devido destaque ao problema.

A RBS TV, que por muitos anos teve como slogan: "A emissora da comunidade" e que tem muitas emissoras no Rio Grande do Sul, deveria ter informado a real situação do estado para a Globo; a Rede Pampa que tem 4 emissoras e várias retransmissoras deveria ter se aproveitado da inércia da concorrente aliada ao governador Eduardo Leite e ter dado a melhor cobertura nacional através da RedeTV! e as redes Record, SBT e Bandeirantes (Band) que só tem emissoras em Porto Alegre e sobrem o resto do estado com repetidoras, só resolveram dar a devida cobertura depois que a Globo resolveu cobrir. Com isto, o apresentador do "Jornal Nacional" da Rede Globo William Bonner foi hostilizado quando apresentou o noticiário em cima de um viaduto, apresentou dentro um navio da Marinha, apresentou por 2 dias dentro da Pontifícia Universidade Católica (PUC) e até dentro de uma cozinha comunitária, tentando recuperar a reputação manchada falando em humanização do jornalismo.

A ex-apresentadora do "Jornal do SBT Brasil" e então apresentadora do policialesco "Tá na Hora" (versão atualizada do policialesco "Aqui Agora") Márcia Dantas descobriu em matéria para este programa que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) do governo federal estava parando caminhões cheios de doações para as enchentes do Rio Grande do Sul para fiscalizar o peso dos veículos - o que as redes Globo e Record disseram que era mentira - e no dia seguinte, a repórter foi obrigada pela administração do SBT que na prática já era da filha de Silvio Santos Daniela Beyruti a ler uma nota chorando dizendo que não tinha lado político apesar da filha do Homem do Baú Patrícia Abravanel ter dito que o SBT sempre foi a favor de todos os governos.

Pelo fato dela ter dito que na verdade só estava fazendo jornalismo e de ter sido hostilizada pelos governistas na Internet, ela merece menção honrosa por ela fazer jornalismo apesar das posições políticas dela também serem de esquerda. Eu vi ela fazendo a leitura da nota ao vivo.

Fim do mês

Fatos do Brasil - Meme do Amostradinho

Criado por um tiktoker do Sertão do Rio Grande do Norte chamado "Mateus Cobertura", o meme é tão bom quanto o nome artístico dele. Ele cobre o quê?

Ele ganhou um texto em junho chamado "A mais nova besteira do Brasil: o meme do Amostradinho".


JULHO

Início do mês

Futebol - Eurocopa

A Espanha ganhou com merecimento a Eurocopa.

Futebol - Copa América

Parabéns à péssima organização do estádio de Miami na final da Copa América: houve um atraso enorme por causa de uma invasão de colombianos sem ingressos. E eu só soube na tarde do dia seguinte que a Argentina foi campeã dessa porcaria.

Fim do mês

Fatos Internacionais - Jogos Olímpicos

Antes da cerimônia de abertura os atletas reclamaram da comida sem proteína servida na Vila Olímpica e da falta de ar-condicionado nos alojamentos em pleno verão, a cerimônia de abertura mostrou a Revolução Francesa como uma atitude maravilhosa com uma cena sangrenta e teve uma blasfema adaptação da Santa Ceia com gordos nada esportivos (eu sou gordo) feita por artistas com cabeça juvenil que pensam estar fazendo uma belíssima obra.


AGOSTO

Início do mês

Fatos Internacionais - Jogos Olímpicos

Um surfista brasileiro foi proibido de usar sua habitual prancha que tem o monumento símbolo do Brasil que é o Cristo Redentor por ser um símbolo religioso; Rebeca de Andrade superou Simone Biles, o que era considerado impossível e foi tratada com reverência por Biles e pela outra competidora norte-americana no momento do pódio; deixaram uma mulher apanhar de um homem transsexual no boxe; teve triatlo no Rio Sena poluído e pensaram em punir a skatista brasileira Rayssa Leal por dizer um trecho bíblico em linguagem de sinais - mas não a proibiram ao final.

11

Fatos Internacionais - Jogos Olímpicos

Pelo menos a cerimônia de encerramento foi excelente e seguiu a tradição de espetáculo das cerimônias olímpicas.

Parabéns à prefeita de Paris Anne Hidalgo pela péssima administração da Vila Olímpica, ao presidente francês Emmanuel Macron por não terminar a despoluição do Rio Sena a tempo das Olimpíadas e ao Comitê Olímpico Internacional (COI) pelos erros da administração. Eu sempre tento acompanhar os interessantíssimos Jogos Olímpicos, todavia as redes de televisão que transmitem no Brasil priorizam a transmissão da programação normal e sempre evitam noticiar algumas competições interessantes só porque às vezes não tem brasileiro competindo.

Por óbvio a melhor foto do ano foi uma foto do surfista brasileiro Gabriel Medina nos Jogos Olímpicos que teve as provas do surf sendo realizadas no Taiti, parte da Polinésia Francesa.

17

Fatos do Brasil - Morte de Sílvio Santos

Um dia imaginado nas últimas décadas como um pesadelo decreta um divisor de águas de tendências na televisão brasileira e sobretudo no SBT: a decadência dos programas de auditório, a decadência da TV brasileira e a decadência do SBT desde os anos 2000 com o crescimento da Rede Record que exibia cópias descaradas e rostos conhecidos vindos da Rede Globo e do SBT, a ascensão da TV paga no Brasil que tirou alguns telespectadores assíduos das produções estrangeiras de maneira menos significativa do que nos Estados Unidos e a ascensão de plataformas de streaming como YouTube e Netflix que podem ser acessadas em vários dispositivos e que oferecem várias produções estrangeiras.

A filha Daniela já vinha administrando o SBT ininterruptamente desde 2021 com a aposentadoria de Silvio Santos e criou em 2024 uma nova grade de programação baseada em influenciadores, velharias e gêneros de programas oferecidos pelas outras redes: o matinal "Chega Mais" não deu certo pela falta de experiência do SBT em programas de variedades, "Tá na Hora" (versão atualizada do "Aqui Agora") só teve audiência significativa com a chegada de Datena, o apresentador e locutor de comerciais César Filho passou a apresentar o telejornal noturno de maneira informal apesar dele não ser jornalista, o influenciador "para crianças" Lucas Neto ganhou um espaço para apresentar seus telefilmes que não deu certo, o palhaço Tirulipa ganhou um programa bancado pelo cantor conterrâneo Wesley Safadão que não deu certo e só o programa da influenciadora Virgínia Fonseca, as transmissões da Copa Sul-Americana de Futebol e o "Fofocalizando" tem audiência significativa e repercussão. Por lá só "The Noite com Danilo Gentili" - que nesse ano se tornou o programa de entrevistas mais visto do mundo no YouTube -, a Copa Sul-Americana, uma nova versão do "Show do Milhão" apresentada por Patrícia Abravanel, a final da Liga dos Campeões da Europa, o telejornal da madrugada "SBT News na TV" e algumas partes do "Domingo Legal" apresentado por Celso Portiolli disputam a liderança de audiência.

Eu nunca gostei muito de programas de auditório e eu praticamente só gostava do Sílvio Santos mesmo porque ele sabia prender a atenção ao contrário de alguns programas que ele botava no SBT como Ratinho, as besteiras que o excelente apresentador Celso Portiolli apresentava e as besteiras que o finado Gugu apresentava. Todavia nós brasileiros que não tínhamos melhores condições de vida quando crianças devemos ao Homem do Baú o fato de nós conhecermos vários desenhos animados através da maior programação infantil das grandes redes de televisão comerciais.


SETEMBRO

Fatos do Brasil - Bloqueio do Twitter por mais de 1 mês

O momento do bloqueio do Twitter e da proibição do VPN no Brasil foi no sábado, 1° de setembro, bem na virada do mês à meia-noite. Quem conseguisse acessar o Twitter e usar VPN levaria punição.

Fatos do Brasil - Cadeirada do Datena

Datena revelou ser do mesmo jeito que ele é apresentando programas policiais: fala o que pensa, não consegue falar por muito tempo sem a ajuda do teleprompter, é muito rabugento e quando teve a oportunidade de ver frente a frente um sujeito que ele detesta, deu uma cadeirada. Ele também é um péssimo narrador esportivo, um péssimo candidato a prefeito da cidade de São Paulo e um péssimo apresentador de programas de auditório: tudo o que faz é péssimo.

Ele chorou antes em um debate organizado pelo jornal "Folha de São Paulo" dizendo estar arrependido de ter entrado na política.

Fatos do Brasil - meme "Que 'Xou da Xuxa' é esse?"

Em setembro muita gente passou a responder automaticamente aos revezes da vida com esta frase que virou meme. Pensar automaticamente em um meme de uma criança histérica é um sintoma de estamos lidando com gente que pensa que nem animal.

Fatos do Brasil - A chatice musical do ano: Só fé - Grelo

Sob o patrocínio da famosa dupla de sertanejo universitário Henrique & Juliano, eles lançaram como cantor de seresta um compositor de sertanejo universitário chamado Grelo.

Vindo de uma dupla que tem um CD que me deu vontade de abrir a porta de um carro em movimento só para fugir das músicas de chifre de hoje em dia que rebaixam os homens.

Ele ganhou o texto "A mais nova besteira do Brasil: Só fé do seresteiro Grelo".


OUTUBRO

Fatos Internacionais - Irã ataca o Estado de Israel

O Irã no começo de outubro jogou mísseis contra o Estado de Israel em resposta aos ataques de mísseis do Estado de Israel contra terroristas iranianos no... território do Irã. Perigoso.

E o presidente russo Vladimir Putin gostaria de consolidar as suas conquistas territoriais na Ucrânia e de ir além para o mal por óbvio.

7

Fatos Internacionais - Eleições para prefeito no Brasil

O coach Pablo Marçal de histórico controverso foi pré-candidato a presidente em 2022, foi eleito deputado federal e não conseguiu tomar posse e foi candidato a prefeito de São Paulo para tentar visibilidade para ser candidato a presidente apesar de nenhum prefeito paulistano ter conseguido ser presidente do Brasil nas últimas décadas por causa da alta rejeição do público paulistano.

Mas ele não ganhou porque ele era conhecido só na Internet e não fazia campanha de rua, por isto ele quer apresentar algum programa no SBT no ano que vem.

Fatos do Brasil - Retorno do Twitter ao Brasil

Elon Musk pagou uma multa ao juiz do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e resolveu seguir as ordens do ministro. Vale lembrar que o Brasil é um dos maiores mercados do Twitter no mundo.

Fatos Internacionais - Caso Puff Diddy, P. Diddy ou Puff Daddy

Puff Diddy, P. Diddy ou Puff Daddy e depois o rapper Jay-Z que é esposo da cantora Beyoncé são acusados, repetindo: acusados, de pedofilia.


NOVEMBRO

9

Fatos Internacionais - Eleições para presidente dos Estados Unidos

De desacreditado em 2020, Donald Trump venceu com folga Kamala Harris nas eleições para presidente dos Estados Unidos com propostas mais voltadas aos problemas populares dos norte-americanos - o que a campanha do Partido Democrata infelizmente não tinha nesse ano.

Meados do mês

Não deveriam ser Joe Biden dos Estados Unidos, Xi Jinping da China, Vladimir Putin da Rússia, Emmanuel Macron da França que teve que fazer pouso técnico em Fortaleza, Pedro Sánchez da Espanha, Lula do Brasil, Justin Trodeau do Canadá e Javier Milei da Argentina, tinha que ser a atual primeira-dama do país-anfitrião! Ela quis tomar para si o protagonismo da cúpula do G20 no Rio de Janeiro: fez um festival convidando os artistas que ela queria, disse em uma palestra que estava enfrentando a desinformação nas enchentes do Rio Grande do Sul e fez uma brincadeira falando um palavrão com Elon Musk e falando em tom de brincadeira que ele havia mandado cortar o som do microfone dela - isto mesmo, Elon Musk em vez de estar preocupado com os foguetes da SpaceX, estava preocupado com a mulher do presidente do Brasil...

A esposa anterior do Lula e primeira-dama dos anos 2000 Marisa Letícia era uma primeira-dama normal, porém infelizmente ela faleceu em 2017.

Fim do mês

Fatos Internacionais - Reinauguração da Notre-Dame de Paris

Depois de 5 anos, a Notre-Dame de Paris foi reinaugurada graças a Deus!

O presidente mundial do Carrefour Alexandre Bompard aderiu por alguns dias aos apelos da agropecuária francesa contra o Acordo Mercosul-União Europeia e levou boicote de grandes fornecedores dessa rede de hipermercados no Brasil.


DEZEMBRO

Início

Fatos Internacionais

Graças à fórmula de votação mal feita do prêmio "Bola de Ouro" (Ballon d'Or) da revista francesa "France Football", o brasileiro Vinícius Júnior do Real Madrid perdeu este prêmio; mas ganhou o mais relevante que é o prêmio da FIFA. Perdeu o outro prêmio porque o Brasil não ganhou a Copa América.

8

Fatos do Brasil

Futebol brasileiro: No comentário esportivo sobre a conquista da Taça Libertadores da América em 2024, eu comentei que o empresário norte-americano e dono do Botafogo John Textor disse em entrevista ao site "Globo Esporte" que mudaria o centro do futebol mundial para o Brasil e mesmo com o Botafogo sendo eliminado do Mundial nas quartas de final - a pior campanha de um time brasileiro na competição -, isto parece ser o objetivo a longo prazo que é simbolizado até agora pelas conquistas do Campeonato Brasileiro e da Libertadores, pelas reformas estruturais nas instalações futebolísticas do time no Estádio Engenhão e em General Severiano e pela chegada do argentino Tiago Almada que fez parte do time que é o atual campeão mundial de futebol ainda que o título tenha sido conquistado de maneira injusta.

Mais uma vez o treinador argentino Juan Pablo Vojvoda Rizzi colocou um time sem títulos importantes e portanto sem muita tradição do lastimável futebol da cidade de Fortaleza no 4° lugar do Campeonato Brasileiro. Parabéns para ele e para o presidente desse time que é o Marcelo Paz.

9

Fatos do Brasil - Propaganda

E a Betano depois do término do Campeonato Brasileiro estreou um excelente comercial em reparação ao comercial que se resume a falar "Brasileirão Betano" várias vezes.

Meados do mês

Fatos Internacionais - Queda da ditadura da Síria

O negócio ficou tão bom quanto na Líbia: saiu um tirano picareta, piorou a guerra civil que já existia desde 2011 onde grupos radicais lutam pelo poder. Já estava bem ruim, mas infelizmente estão cavando o fundo do poço mais para baixo.

Fatos do Brasil - Faziam 3 décadas que o dólar não estava tão caro

Desde a implantação da atual moeda brasileira em 1994, 1 dólar nunca foi tão caro: chegou a bater 6 reais e 30 centavos, o que encarece os produtos importados - e Donald Trump prometeu para o próximo ano a reciprocidade com os impostos de importação brasileiros: implantar altas taxas de importação para os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos.


Bibliografia:

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Os Fatos do Ceará começaram em 2020 e se você quiser copiar algum conteúdo daqui, entra em contato comigo no Instagram: @luancesardacostaarte

bottom of page