Por mais esclarecimento histórico
- Luan César da Costa
- 22 de out. de 2020
- 1 min de leitura
Como nós sabemos, o Brasil tem seu povo basicamente formado pela miscigenação de indígenas, europeus e africanos.
Mas o Ceará tem suas especificações e não podemos analisar dessa mesma forma a formação do povo cearense.
Caso formos perceber, a maior parte da nossa população é morena e se formos a fundo na história, veremos que a mistura predominante é entre o europeu e o indígena; africanos vieram ser escravos no Ceará e inclusive já visitei Redenção, onde há uma fazenda com uma antiga senzala anexa e geraram descendentes, mas têm menos influência genética no nosso estado.
Entre os povos formados por pessoas de pele branca que vieram, tal como na região Sul, não foram só os portugueses os imigrantes predominantes que vieram à América, mas também os holandeses, que têm uma influência significativa na nossa genética, com algumas pessoas que nascem com cabelo castanho ou loiro, brancas e certas pessoas com olhos azuis e os portugueses são também um povo miscigenado, sendo uma união à grosso modo de grupos tribais ibéricos, romanos e árabes.
Os professores escolares de história sabem disso, mas são aspectos pouco lembrados, aliás, deveriam ser ensinadas desde já as origens específicas de cada parte do país, das regiões.
Eu mesmo queria saber por anos porque eu via algumas pessoas com um cabelo de nascença mais castanho se os portugueses em maioria não tem o cabelo assim.
Comments